Força na peruca: como cuidar dos cabelos com escova progressiva

Já falamos sobre a velha briga com a auto imagem de quem tem cabelo enrolado e já contei os absurdos que podem acontecer durante uma progressiva. Mas, depois dela feita, como podemos lidar com o jubão pra ele ficar com aquele ar de saúde de comercial da Loreal?

A regra primordial é se afastar de sais no seu cabelo, que podem carregar o efeito liso embora. Quer saber como isso se aplica? Então leia o guia da nova vida da cocota alisada:

Cuidados diários: Shampoo e condicionador sem sal + Secador

Pra começo de conversa é terminantemente proibido usar shampoo e condicionador comum no seu cabelo escovado. Tem cocota que acha que esse tópico é frescura, mas shampoo e condicionador sem sal nem corante e de ph neutro fazem parte do beabá da progressiva.

Isso porque os minerais do shampoo e condicionador comuns se aliam aos ingredientes da escova e carregam ele embora, fazendo sua progressiva durar pouquíssimo – em alguns casos ela sai completamente em apenas um banho com shampoo normal! O shampoo antí resíduo também pode carregar toda química embora, então nem pense nisso. Mas não precisa gastar os tubos com isso: já existem shampoos e condicionadores de prateleira de mercado que não contém sal em sua fórmula.

Dois exemplos de marcas que possuem linhas sem sal muito boas e amigas do seu bolso: Vizcaya e Vita Derm.

Além disso, você precisa secar o jubão com secador toda vez que lavar, se quiser o efeito liso porque a progressiva é termo ativada. Você pode até não secar com o aparelho, mas aí o cabelo não vai ficar liso – só reduzir o volume. E a progressiva não vai durar tanto também.

Cuidados semanais: hidratação

Amiga, a progressiva pegou seu cabelinho bonitinho, destruiu com formol, fritou na escova e na chapinha…você não espera que ele sobreviva a isso sem hidratação né? Mergulha no potinho de creme, bonita! Mas a regra do sal aqui também é válida – nada de cremes com alta concentração dele.

C. Kamura, Loreal, VitaDerm, Pantene...várias marcas bafo e todas em torno de dez dinheiros!

Procure nas prateleiras de cosméticos produtos pra hidratação específicos para progressiva. Essa tarefa já não é tão fácil no mercado, mas você consegue em qualquer lojinha de cosméticos. O bom desses produtos é que eles vêm em ampolas e saches de aplicação única – barateando bastante o preço.

Manutenção da cor: o ínicio do suplício

Um erro comum ao fazer progressiva é esquecer de pintar o cabelo e retocar as raízes antes de fazê-la. Pintar o cabelo depois da progressiva significa abrir suas cutículas e mandar todo o produto alisante embora. Por isso, retocar a raiz de um cabelo com progressiva é completamente proibido.

Pintar o cabelo depois da progressiva? Nananinanão!

Pintar o cabelo depois da progressiva? Nananinanão!

A solução? Pinte sempre um dia antes de fazer sua progressiva e programe os retoques da progressiva de acordo com a tintura. Isso se você fizer questão porque o ideal mesmo é nem pintar, ok?

Piscina e mar: isso não te pertence mais

Desculpe aí bater na mesma tecla de novo, bonita, mas seu cabelo não pode mais ter contato com sal de nenhum tipo. E como o mar é água e sal (um grande bolachão), já viu né? Nem pensar em entrar com o cabelitcho pra dar aquele mergulho.

Praia com o bofe? Só de toquinha de mergulho de borracha!

O mesmo vale praquela piscina cheinha de cloro. Todo mundo vai achar que é frescura? Vai. Mas acontece que se você entrar, todo o produto vai sair do seu cabelo e levar a progressiva embora. Questão de escolha…

Viu como é fácil? Ok, não é…a verdade é que a escova progressiva exige tantos cuidados especiais que você acaba virando uma escrava do procedimento. Por isso pense bem se vale a pena, se você está disposta a cuidar bem antes de fazer. Se achar que o lisão vale qualquer sacríficio, se joga bonita e conta pra gente depois!

Veja também:

  1. Força na peruca: formol no jubão – o porque sim e o porque não
  2. Força na peruca: penteados para cacheados e o dia em que eu pedi alforria ao secador e à chapinha
  3. Força na peruca: só no Tranção
  4. #comofas: o que é e como usar um Primer

Tags: , , , , ,

7 comentários to “Força na peruca: como cuidar dos cabelos com escova progressiva”

  1. Bel Salemme says:

    Isso aí, as pessoas não prestam atenção nas regrinhas básicas e acabam jogando seus ricos dinheirinhos fora fazendo progressivas e depois não cuidando direito >< Eu não posso falar com conhecimento de causa pq minha juba é lisa escorrida, mas na época em que tinha o cabelo "loiro leona", fazia sempre uma marroquina básica mais pelo poder de hidratação e restauração dos fios destruídos pelo descolorante do que pelo alisamento em si, mesmo pq se alisar mais aqui, os cabelos escorrem =P hauahuahua

  2. [...] This post was mentioned on Twitter by Velvet Blonde, Rafaela Lima, Bel Salemme, debora souza santos, Fashion Descontrol and others. Fashion Descontrol said: se jogou na progressiva? então aprende a cuidar dessa juba agora: http://www.fashiondescontrol.com.br/?p=790 [...]

  3. Bruna Louise says:

    as primeiras vezes que fiz, não cuidei!
    não durava nem 5 semanas!
    agora tomei juízo! lol

  4. andressa says:

    gostei muito das dicas eu essa semana vo fazer a progressiva e tinha duvidas em varias coisas agora vou poder tratar ela depois bem para poder durar amei aas dicas de shampoo e condicionadores se poder me mandar masi dica para meu email: dessarl@hotmail.com bjsss

  5. ALESSANDRA POSSATI says:

    queria saber qual melhor shampoo para usar nos cabelos com progressiva,qual a melhor marca…….obrigada!

  6. Pamela says:

    Desculpe, mas conheco varias pessoas que fizeram progressiva, e o cabelo ficou lindo.. Obviamente que o cabelo depois da progressiva exige muitos cuidados, como tambem nada de pintura, se quiser pintar, faca antes da progressiva… Enquanto a piscina e ao mar.. Acho que depois de fazer muitas vezes a progressiva isso nao afeta em nada, amigas minhas e eu mesma, nadamos, e isso nao prejudicou em nada. Acho balela essa historia de deixar de fazer isso ou aquilo.. depois de alguns meses a progressiva pode ser feita novamente, e quanto mais vezes voce fizer, mais seu cabelo ficara liso!

    Beijos

  7. Pamela, todos os conselhos dados aqui foram frutos de pesquisa e conversa com cabeleireiros. Cada caso é um caso e cada cabelo reage de uma maneira, mas esses conselhos são os recomendados a todos. É claro que pode ter um ou outro que você não precise, isso é normal.
    Um beijo e brigada pelo comentário!

Deixe um comentário