O que é síndrome do ovário policístico?

Rate this post

 

O síndrome do ovário policístico (SOP) é um problema muito comum em mulheres jovens e adolescentes (6-10% o têm), sendo uma das principais causas de amenorréia (ausência de regras) e infertilidade , entre este grupo de mulheres.


O que é síndrome do ovário policístico?


É um desequilíbrio de hormônios sexuais (estrógeno, progesterona e testosterona), dos hormônios LH e FSH (luteinizante e folículo estimulante, respectivamente), em conjunto com os níveis de insulina no sangue elevados. Estas irregularidades dão origem a uma superprodução de óvulos nos ovários, que não amadurecem e não são liberados do ovário. Formando-se, desta forma, cistos (cavidades cheias de líquido) dentro do ovário.


ovário poliquistico


Quais são os sinais de SOP?



  1. Períodos menstruais irregulares sejam muito frequentes, pouco frequentes ou se houver diretamente uma ausência do período menstrual.

  2. Diminuição do tamanho dos seios.

  3. Hirsutismo, que é um excesso de belo facial ou corporal, costuma ser visto, sobretudo, na suíça, sobre o lábio superior, e a aréola da mama, nuca, abaixo do umbigo, etc…

  4. Aumento do clitóris.

  5. Engrossamento da voz

  6. Acne, devido aos níveis elevados de testosterona (hormônio masculino).

  7. Manchas na pele de tonalidade escura, especialmente no pescoço, virilha e mama, causadas pela sensibilização da insulina no sangue.

  8. Aumento de peso ou dificuldade para perder peso.

Porque eu tenho risco de sofrer de infertilidade?


No interior dos ovários encontram-se os folículos, que contêm os óvulos e se encarregam de sua maturação. Geralmente libera um ou mais óvulos durante cada ciclo menstrual, um processo que conhecemos com o nome de ovulação. No SOP, os óvulos no interior dos folículos não chegam a concluir o seu processo de maturação, pelo que não são liberados a partir dos ovários, as trompas de Falópio. Ao não ser libertados, não pode ocorrer a fecundação.

ciclo de ovulação

http://www.bebebola.com


Qual é o tratamento habitual para o SOP?


Perder peso. Uma perda de 5% do total do peso corporal, esta comprovado que ajuda a regularizar os níveis hormonais e problemas de infertilidade.


Farmacológicos:


A pílula anticoncepcional ou comprimidos de progesterona são usadas para melhorar os sinais de SOP, já que estas diminuem a secreção de testosterona, regulam os períodos menstruais e corrigem o desajuste hormonal.
A metformina é um medicamento hipoglucemiante (diminui os níveis de glicose no sangue) e também ajuda a regularizar os períodos menstruais.


O citrato de clomifeno estimula a maturação do óvulo e a sua libertação. Se você quiser engravidar, este poderia ser um medicamento a ter em conta. Isso se, antes de consumí-lo, eu recomendo que consultéis com o seu ginecologista ou médico de família.
Cirúrgicos:
Electrocauteritzación dos folículos através de laparoscopia.


Aqui deixo um vídeo como complemento às informações que tendes lido