Dieta para pessoas com Colite ulcerosa

Rate this post

Conteúdos

Tweet

A Colite ulcerativa e a Doença de Crohn, são as doenças mais relevantes e frequentes do grupo de Doenças Inflamatórias Intestinais.
A Colite Ulcerosa é uma doença auto-imune crônica que afeta apenas às capaz de superfície da mucosa do cólon ou reto.
Quanto aos sintomas, os mais característicos desta doença são a dor abdominal e diarreia com sangue. Em seguida, podem aparecer outros sintomas como falta de apetite, diminuição de peso, fadiga, febre e anemia.
Aqueles que sofrem desta patologia saberão que devem ter uma dieta bastante rigorosa, especialmente quando a colite está em uma fase aguda ou surto severo. Por este motivo, hoje deixo a dieta que deve seguir uma pessoa com colite ulcerosa, de acordo com o estádio da doença (Fase severa, fase moderada, Fase leve, fase de remissão)

Dieta colite ulcerosa

Dieta na fase aguda severa

A dieta tem de ser:
Pobre em alimentos com lactose.
São desencorajados os alimentos ricos em fibra.
São desencorajados alimentos ricos em gorduras TRANS (produtos de pastelarias e pré-cozinhados, por conta disso, etc) e de gorduras saturadas.

Alimentos aconselhados:
Lácteos:Leite sem lactose
Gorduras:azeite de oliva, Óleo de girassol, óleo de arroz, óleo de milho.
Carnes: carne magra (carne, frango, peixe, peru,etc.).
Frios: Presunto cozido, peru cozido.
Ovos: Em omeletes ou cozidos. Limitar o seu consumo a 3 por semana.
Pão:Torrado
Cereais:Farinha de arroz, o arroz cozido, massa fina para sopas, farinha de milho (sobremesa de amido de milho)
Frutase vegetais: batatas e cenouras cozidas, Maçã no forno e em compota, Pêra ao forno e fervida , marmelo, pêssego em calda, banana madura.
Bebidas:Água mineral. Além disso, você pode consumir vinhos, água de arroz (pouca quantidade porque estriñe) , caldo vegetal, água de arroz e cenoura (mas não abusar da água de arroz)
Doces:Marmelo, compota de pêssego.
Tipo de preparo: cozido ou papillote.

Dieta na Fase moderada

Depois de ter feito a dieta mais rigorosa passamos a segunda fase e a uma dieta pouco mais frouxa.

Alimentos aconselhados:
Lácteos: o Que fazer com as dicas acima, mas agora pode introduzir o iogurte natural, queijo semi-curado (Emmental, Gruyere, manchego, etc..).
Gorduras:O mesmo que a dieta anterior.
Carnes: carne magra (carne, frango, peixe, peru,etc.)
Ovos: Em omeletes ou cozidos. Limitar o seu consumo 4 por semana.
Embutido: Presunto cozido, presunto país, sem gordura, peru cozido.
Pão: Torradas, pão torrado (não integral), pão de forma (tipo americano).
Cereais: Farinha de arroz, o arroz cozido, massa fina para sopas, farinha de milho (sobremesa de amido de milho), espaguete, cereais tipo Corn Flakes (sem açúcar)
Frutas e vegetais: batatas e cenouras cozidas, Maçã no forno e em compota, Pêra ao forno e fervida , marmelo, melcotón em calda, banana madura, sucos de uva ou maçã caseiros e vazados
Doces: O mesmo que a dieta anterior.
Bebidas: Água mineral. Além disso, você pode consumir vinhos, água de arroz (pouca quantidade porque estriñe) , caldo vegetal, água de arroz e cenoura (mas não abusar da água de arroz) e podem incluir-se infusões.
Tipo de preparo: Cozido, papillote, prensa e forno.

dieta em fase leve

Se você tolerado as duas dietas anteriores. Estas preparado para a seguinte.

Alimentos aconselhados:
Lácteos : você pode ir aumentando o aporte de lácteos, apesar de eu, na verdade, não o aconselho muito. Se você pode evitá-los melhor.
Gorduras: azeite de oliva, Óleo de girassol, óleo de arroz, óleo de milho.
Carnes: você Pode de forma pontual comer alguma carne um pouco mais de gordura, como carne de porco ou cordeiro. Mas tentar que predominam as carnes magras.
Ovos: o Mesmo que a dieta anterior.
Embutimento:da Mesma forma que a dieta anterior.
Pão: Torradas, pão torrado (não integral), pão de forma (tipo americano).
Legumes:você Pode comer vegetais cozidos, mas ainda não proves vegetais crus.
Frutas: Maçã, pêra, laranja, sucos caseiros de uva e maçã , banana madura
Cereais: Farinha de arroz, sopa de arroz cozido, macarrão de sopa pequena, farinha de milho (sobremesa de amido de milho), o macarrão, espaguete cozidos muito cozidos, cereais para adultos sem leite, cereais almoço, sem adição de açúcar ou fibra
Bebidas: Água natural, caldo vegetal, água de arroz e cenoura ( com moderação porque produzem prisão de ventre), chás e café (não muito concentrado).
Tipo de preparo: Cozido, papillote,forno, ferro de engomar, grelhados, ensopados e estofados (sem temperos picantes ou gordurosos).

Dieta de manutenção

Nesta fase, embora os sintomas típicos da colite ulcerosa já foram transmitidos, seguir uma dieta equilibrada é a melhor garantia para evitar que a doença volte a agudizarse.
Minha recomendação é que você tente seguir a dieta da fase leve. Como você viu não é demasiado restritiva, no entanto, continua protegendo seu sistema digestivo.
Então é importante que você aprenda a identificar os alimentos que se sintam mal. Cada pessoa é diferente e, certamente, abra alimentos que não se beneficiem e outras pessoas se. Dois exemplos claros são o leite e os legumes. Uma vez que você tenha identificado estes alimentos, suprimelos da dieta.

Espero que te tenha ajudado a informação e se você ficou com alguma dúvida, pode me mandar e encantado por aclarártela.

Saudações!!!