#comofas: o que é e como usar um Primer

Vocês já estão tão carecas de saber como passar uma base que se virem um guarda chuva por aí atacam um paparazzi? Realmente, muitos se fala sobre a base e preparação da pele mas poucos focam nesse elemento importante que é o primer.

O que é e pra que serve um Primer?

O primer é um elemento de fundação do make. Trata-se de um produto transparente ou na mesma cor da base que deve ser aplicado em todo o rosto para aumentar a duração do make e proteger sua pele das agressões químicas de maquiagem + poluição. Afinal, não é porque andamos sempre maquiadas e nem nossa mãe conhece mais nossa pele natural que vamos deixar ela estragar.

Alguns primers também cumprem a função de minimizar os poros, mas não são todos. Isso pode ser tão bom quanto ruim: para quem tem pele mista e poros gigantes como eu, é uma benção porque a pele fica com um ar mais comportado. Para quem tem pele oleosa, trancar os poros não é uma boa ideia e o resultado costuma ser um festival de espinhas e cravos com apenas uma aplicação.

Marcas de Primers por aí

Marcas não faltam: tem para todos os preços e bolsinhos.

primers lancome, nars, mac e clinique

Na ala dos internacionais, Lancôme, Nars, Mac e Clinique são só o começo.

Já nos nacionais ainda temos que nos contentar com as poucas opções, como Koloss, Natura e Avon Magix.

O primer sempre custa mais caro que a base de sua família de produtos. Podemos dizer que, considerando variações de preço nos estados, é possível adquirir um primer de boa família gastando no mínimo 25 dinheirinhos. Como o produto dura bastante (você só vai usar uma gotinha por dia), o investimento é válido.

Fazendo direitinho: como aplicar o primer?

O objetivo do primer é tornar sua pele mais suave. Para isso, ele deve ter uma aparência sequinha e o segredo é a aplicação:

Aplique com a ponta dos dedos, espalhando bem e criando uma película bem fininha. Não utilize o pincel pois “esfregar” o produto no seu rosto pode causar problemas de pele. Espere o produto secar, causando efeito mate em sua cútis de princesa. Só então você está liberada para se jogar na maquiagem de vez.

Quem deve usar e quem não deve  usar primer

O primer é recomendado para quem:

– Usa maquiagem por longos períodos;

– Tem a pele seca (nesse caso, aplique hidratante anteriormente ao primer);

– Tem poros muito grandes (procure um com efeito minimizador de poros, como o Magix da Avon);

– Pretende ir a uma festa ou balada da qual tem grandes chances de sair desmontada.

Mas não é uma boa ideia se:

– Você tem pele oleosa.

Só isso mesmo. Porque ele vai deixar seu rosto mais cheio de espinhas do que quando você tinha quinze anos e dançava Backstreet Boys no bailinho. Se o caso é pele oleosa, o segredo para segurar sua montação será Pó finalizador. Mas isso é tema pra outro post.

Veja também:

  1. #comofas: iluminador
  2. #comofas: Maquiagem Mineral
  3. #comofas: 5 Erros Comuns ao Comprar Roupas
  4. #comofas: Tio Coreano do Ebay com desconto!

Tags: , , , , , , , , , , , ,

5 comentários to “#comofas: o que é e como usar um Primer”

  1. Letícia says:

    Dedé, na verdade o da Clinique não é primer, ele é um disfarça-poros, mesmo. Não segura a maquiagem mas promete dar jeito nesses buraquinhos safados que se instalam na nossa cútis.

    Magix é amor eterno, amor verdadeiro. Tô pra ver um primer tão bom por um precinho tão amigo.

  2. Fernando says:

    Salvação da pátria, (conheço) 2 primers que se pode usar em pele oleosa: Oil-Free Foundation Primer by Laura Mercier e o Primer Make B. by O Boticário. O da Laura Mercier é específico para pele oleosa e o d’O Boticário é feito para todos os tipos de pele. Ambos muito bons!

  3. Vou tentar esse!
    No momento to aguardando o meu ThatGal da Benefit chegar pra ver se me dou bem com o bichinho mas o da MakeB me pareceu bem legal mesmo! Valeu pela dica!

  4. Adriana says:

    OLÁ!
    DÚVIDAS!
    POR FAVOR, TENHO PELE SECA NA FACE, SENDO OLEOSA NA REGIÃO ‘T’, USO MAKE POR LONGOS PERÍODOS, NO CALOR DO RIO DE JANEIRO E ESTOU INTERESSADA NO FOUNDATION PRIMER DA LAURA MERCIER, PERGUNTO: ELE É ADEQUADO P/ MIM?
    OBRIGADA.
    BJ.
    ADRIANA

  5. Oi Adri, tudo bem?
    Não conhecemos o Foundation Primer da Laura Mercier, vou procurar mais informações sobre ele pra te responder! Mas como vc tem a pele mista eu te recomendo usar qualquer tipo de primer só em ocasiões especiais mesmo, pra não entupir muito sua pele.
    A verdade é que não precisamos desses efeitos especiais todo dia não. Desencana! Base, blush, rimel e batom pro dia a dia da uma cara de saúde fantástica sem ficar com aquele ar fake complicado. E, quando a olheira ou aquela espinha aparecer, sempre tem o corretivo pra salvar…O primer é mais pro baticabelismo, saca?
    Beijo!

Deixe um comentário