Como prevenir a osteoporose quando chega a menopausa?

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Apesar de que a maioria das mulheres negam a menstruação, e a inoportunidade que pode chegar a ser (não o ponho em dúvida). Na hora da verdade, quando deixamos de tê-la é quando chegam os problemas.

Com o fim da menstruação começa outra vez, os distúrbios hormonais.

Se! Eu sei!!… vá calvário, se não é uma coisa é outra…

Esta fase é conhecida com o nome de menopausa, consequência natural e inevitável da aposentadoria ovariana (Se também, a eles toca, mas não têm que esperar até os 65 anos, como você).

Este cessação de actividade por parte dos ovários provoca uma diminuição dos níveis de seus hormônios sexuais, estrogênio e progestogênio.

Consequências negativas da menopausa….

O mais típico são os SUFOCOS. Se vê no metrô a uma mulher de meia-idade, em pleno mês de janeiro, abanicándose desesperadamente, é possível: ou bem que a pessoa ao lado dele tenha mal cheiro, ou bem que este sofrer os efeitos da menopausa.

MUDANÇAS DE HUMOR REPENTINA:Muito têm elas com o que têm, não te metas por meio ou a sua vida corre perigo!
DIMINUIÇÃO DO APETITE SEXUAL. Fiquem tranquilos.. nem sempre acontece. É pela diminuição dos hormônios sexuais.

REDISTRIBUIÇÃO DA GORDURA CORPORAL: (se concentra a nível abdominal), É que esta notícia lhe foi afetado ainda mais que a sua sexualidade. Mas se você se mantiver ativa e faz exercício pode combater a gordura abdominal. Há mulheres de 50 anos que estão esplêndidas!!!!

OSTEOPOROSE: Com a idade, a perda de densidade óssea é inevitável. Embora se possa enlentecer consideravelmente o processo. Mais abaixo vou explicar.

Como podemos prevenir a osteoporose?

Na menopausa a massa óssea, normalmente, desaparece entre 2 e 3% por ano, assim que você deve tomar nota de todas as formas de prevenção.
Há duas maneiras fundamentais e inegociáveis se quiser prevenir a descalcificação dos ossos. Por um lado, uma alimentação saudável, ou seja equilibrada e rica em alimentos com cálcio. Por outro lado, evitar o sedentarismo.

Se você observar no sofá o dia todo…essas perdida!! Fazer exercício físico de forma regular ajuda a fortalecer os ossos. Também não lhe peço que você corre maratonas, nem te ponhas a musculação para ficar como Arnold Swarzeneger….

pesos

Quais são os alimentos mais ricos em cálcio?

alimentos ricos em cálcio

Qual a quantidade de cálcio deve consumir mais de uma mulher em idade de menopausa?

DDR, ou quantidades diárias recomendadas de cálcio, para uma mulher com mais de 50 anos, são cerca de 1200mg de cálcio por dia.
Se observarmos a tabela acima, ao contrário do que se possa pensar, o alimento que mais cálcio tem não é o leite.

Produtos como sardinhas em lata, amêndoas, camarão ou grão-de-bico têm muito mais cálcio por cada 100g do que o leite. Dito o que foi dito, alguns derivados lácteos seguem sendo os alimentos com mais cálcio.

Por que é tão importante da vitamina D para prevenir a osteoporose?

A vitamina D regula os níveis de cálcio e fósforo no sangue e promove tanto a sua absorção intestinal, como a sua reabsorção nos rins, contribuindo para a mineralização e formanción do osso.

Assim, deixando-me de tanto rolo…deixa que te de um pouco de sol!! para poder assimilar adequadamente o cálcio e ter ossos fortes!

Existem outras fontes de vitamina D?

O clima mediterrâneo é uma verdadeira sorte.

A maior parte do ano, podemos tomar sol em alguma organização e com isso garantir um bom aporte de vitamina D. Mas em caso de de repente você vá morar em algum país nórdico onde o sol brilha por sua ausência, fique tranquila!

Você também pode obter vitamina D através da sua alimentação. Hoje em dia há uma infinidade de produtos enriquecidos com vitamina D, o cálcio (leite, iogurtes, sumos, etc.).

Espero que tenham gostado do post.. em caso afirmativo… Já sabe!!! a compartilhá-lo!!! ? hehehe