10 Alimentos anti-fatigue para ter mais energia

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A fadiga é o resultado lógico de um esforço físico ou mental intenso e continuado, e costuma desaparecer depois de uma noite de sono profundo. No entanto, há épocas ou situações vitais em que a fadiga não acusa mais e o descanso nocturno, não basta.

A fadiga não só diminui a energia. Também implica alterações recorrentes: dores nas costas ou de cabeça, problemas de memória, perda de motivação, falta de apetite, etc.

Um excesso de farinhas refinadas e açúcar e gordura contribui para piorar a fadiga. Também pode acentuar pelo acúmulo de toxinas, uma alimentação inadequada em geral ou pelo mau funcionamento de alguns órgãos depurativos.

Se o cansaço e o desanimo nos invadem, recorrer aos alimentos para recuperar o tom vital é a opção mais inteligente e saudável de restaurar o nosso vigor. Apresentamos-lhe dez autênticos “chutes” de energia natural.

1. Aipo

Seu suco é um tônico natural. Ajuda a eliminar líquidos e resíduos metabólicos, remineraliza e alcaliniza o sangue. Tomar meio copo de suco pela manhã e ao meio-dia, antes ou após a refeição para se beneficiar de seus efeitos.

2. Feijão azuki

Este vegetal é rico em vitaminas B1, B2, B6, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e proteínas de qualidade. Fornece energia ao rim e nutre a flora intestinal ao tomar 50-70 g três vezes por semana, como forro ou prato principal.

3. Agrião

Contém vitamina C (43 mg/100) e abundantes minerais, em especial ferro e iodo. Um tônico geral útil perante a astenia primaveril.

Para diminuir a sensação de fadiga deve tomar 50-100 g crus diariamente, em saladas ou para acompanhar.

4. Chucrute

Como todos os vegetais redondos, a couve é uma fonte de energia que calma, centrada e estabiliza. Facilita a eliminação de toxinas e favorece o bom funcionamento dos órgãos digestivos. Escolha chucrute de fermentação natural e evita as conservas industriais elaboradas com vinagre.

Para desfrutar de suas propriedades anti-fadiga toma uma colher de sopa diária, como guarnição de pratos principais.

Saúde digestiva

5. Tâmaras

É uma fruta de grande poder energético: dez tâmaras trazem 275 kcal, 11% das necessidades diárias de um adulto. Tem minerais, oligoelementos e vitaminas do grupo B, que facilitam o aproveitamento dos carboidratos pelas células, o que contribui para a sua ação estimulante.

4-5 diariamente com o almoço que lhe ajudarão a se sentir mais cheio de energia.

6. Damascos

Os damascos secos são uma boa fonte de energia. Fornecem calorias (257 kcal/100 g) concentradas e acompanhadas de oligoelementos e vitaminas que equilibram o sistema nervoso. Você pode tomar 3 ou 4 a meio da manhã ou lanches para te dar um empurrãozinho.

7. Pinhões

Ricos em proteínas completas, vitaminas B, ferro (3 mg/100 g) e ácidos graxos essenciais, são muito indicados se houver fraqueza ou cansaço. 20 pinhões, a meio da manhã e a meio da tarde, te ajudarão a se sentir mais descansado.

8. Toranja

Por ser rico em vitamina C (35 mg/100 g) ajuda a combater a fadiga. Tem também um composto amargo que atua como drenante hepático. Um copo de sumo de toranja de manhã e com a comida lhe dará o impulso de energia que necessita.

9. Quinoa

Juntamente com vitaminas e minerais, fornece todos os aminoácidos essenciais, o que a torna um alimento de primeira ordem em uma dieta vegetal. Para combater o cansaço pode levar 80 g junto com legumes três vezes por semana ou 20 gramas diários, como forro.

10. Gergelim

Com ácidos graxos essenciais, proteínas, lecitina, vitaminas e minerais, tonifica o sistema nervoso e promove a atividade sexual. Uma colher de sementes moídas ou de tahini te ajudarão a combater a fadiga.